Conheça os exames obrigatórios para recém-nascidos

Todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados exames da triagem neonatal: pezinho, olhinho, orelhinha e coraçãozinho.

Teste do Pezinho

É uma das principais formas de diagnosticar as doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. O Sistema Único de Saúde (SUS) ainda garante o atendimento com médicos especialistas a todos os pacientes triados. Para as seis doenças detectadas no programa, há tratamento adequado, gratuito e acompanhamento por toda a vida nos 31 serviços de referência em triagem neonatal do país, presentes em todos os estados brasileiros. O teste é feito no pezinho por ser uma região bastante irrigada do corpo, o que facilita o acesso ao sangue para a coleta da amostra. A picadinha no calcanhar, é rápida e menos invasiva que aquelas feitas no braço.

Teste do Olhinho

Exame simples, rápido e indolor, consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. O exame pode detectar catarata, glaucoma congênito e outros problemas, cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão. O exame é realizado nas maternidades públicas até a alta do recém-nascido. A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Depois disto, continua sendo importante nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. 

Teste da Orelhinha

Realizado gratuitamente ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê. Identifica problemas auditivos no recém-nascido. O Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos. 

Teste do Coraçãozinho

Realizado ainda na maternidade, entre 24h a 48h após o nascimento. O teste é simples, gratuito e indolor. Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro no pulso e no pé do bebê. Caso algum problema seja detectado, o bebê é encaminhado para fazer um ecocardiograma. Se alterado, é encaminhado para um centro de referência em cardiopatia para tratamento. 

Fonte: Ministério da Saúde

Baby Bee Free, cuidando de quem você ama <3

V