Tireoide na gestação: fique atenta

A gestação afeta muito o funcionamento da tireóide que é fundamental para regular o organismo da mulher, o crescimento e desenvolvimento do bebê no útero. Por isso, qualquer alteração mínima pode ocasionar aborto e complicações mais sérias às mamães. Exames no pré-natal identificam possíveis problemas com a glândula. Conheça duas alterações na tireoide durante a gestação:

Hipotireoidismo na gravidez

O hipotireoidismo é mais comum na gravidez, afeta cerca de 5% das gestantes. Caso não seja tratado, ele pode causar uma série de problemas na gestação como parto prematuro, aborto precoce e até mesmo atrapalhar o desenvolvimento neurológico do bebê. O tratamento do hipotireoidismo na gestação é feito com o hormônio tireoidiano Levotiroxina. A dose deve ser ajustada no sentido de manter o TSH, exame que diagnostica o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, dentro da faixa de referência do período gestacional em questão.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo não tratado pode favorecer o trabalho de parto prematuro e também o aparecimento de pré-eclâmpsia. O tratamento depende do grau de hipertireoidismo. Casos mais severos precisam de tratamento com droga antitireoidiana, enquanto que casos mais leves podem ser tratados clinicamente sem necessidade de intervenção medicamentosa.

Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade.

Fonte: Blog Mamãe e Bebê

Baby Bee Free cuidando de quem você ama! <3

V